
A figura da esquerda mostra um solo usado na agricultura e o da direita com vegetação natural.
Os solos foram formados há milhões de anos, resultado da fragmentação de rochas ocasionada por processos de modificação química das mesmas, além dos desgastes ocasionados por processos erosivos a partir da ação do calor, dos ventos, das águas das chuvas e de microrganismos. O solo é uma fina camada que cobre as rochas.
Os solos foram formados há milhões de anos, resultado da fragmentação de rochas ocasionada por processos de modificação química das mesmas, além dos desgastes ocasionados por processos erosivos a partir da ação do calor, dos ventos, das águas das chuvas e de microrganismos. O solo é uma fina camada que cobre as rochas.
É nesse elemento que os vegetais desenvolvem e se fixam, além de favorecer o plantio de alimentos para a humanidade e animais domésticos.
Basicamente o solo é o responsável pelo sustento de todos os seres vivos, uma vez que deve ser levado em conta o processo da cadeia alimentar. A fertilidade dos solos é resultado da decomposição de matéria orgânica como folhas, galhos, troncos e também de restos de animais.
Nesse sentido, existem solos férteis, mas também os inférteis que por motivo de degradação se encontram nessa condição, tornando-se descartável para a produção agrícola.
A espessura dos solos tem grandes disparidades, no continente europeu apresenta cerca de 40 centímetros, no norte da China chega a dezenas de metros.
A composição do solo também sofre variações que dependem diretamente da combinação química, física e biológica. O intemperismo que desenvolve nas rochas (base do solo) produz a fragmentação, favorecendo a inserção de ar e água. Ao passo que a entrada desses elementos cria condições favoráveis de proliferação de microrganismos que exercem a função de decompor toda matéria orgânica, fertilizando dessa forma o solo. Quanto maior a quantidade de matéria orgânica mais elevada será o percentual de húmus. Os solos abrigam água, oxigênio, diferentes minerais e microrganismos.
Formação e Composição do Solo
Classificação dos Solos
- avermelhados e amarelos - indicam forte presença de óxido de ferro
Terra roxa é um tipo de solo bastante fértil, caracterizado por ser o resultado de milhões de anos de decomposição de rochas de arenito-basáltico originadas do maior derrame vulcânico que este planeta já presenciou, causado pela separação da Gondwana - América da Sul e África - datada do período Mezozóico. é caracterizado pela sua aparência vermelho-roxeada inconfundível, devida a presença de minerais, especialmente Ferro.
- escuros - indicam forte presença de materiais orgânicos
A terra preta, também chamada de terra vegetal, é rica em húmus. Esse solo, chamado solo humífero, contém cerca de 10% de húmus (composto de materiais orgânicos, ou seja, restos de animais e plantas mortas) e é bastante fértil. O húmus ajuda a reter água no solo, torna-se poroso e com boa aeração e, através do processo de decomposição dos organismos, produz os sais minerais necessários às plantas.
- claros - indicam a fraca presença ou ausência de materiais orgânicos.
- arenoso - retém pouca água e nutrientes, pois possuem grandes poros, facilitando o escoamento da água
Solos arenosos são aquele que têm uma quantidade maior de areia do que a média (contêm cerca de 70% de areia). Eles secam logo porque são muito porosos e permeáveis: apresentam grandes espaços (poros) entre os grãos de areia. A água passa, então, com facilidade entre os grãos de areia e chega logo às camadas mais profundas. Os sais minerais, que servem de nutrientes para as plantas, seguem junto com a água. Por isso, os solos arenosos são geralmente pobres em nutrientes utilizados pelas plantas.
- argiloso - o solo argiloso retém mais água e nutrientes (cálcio, potássio, ferro)
Os chamados solos argilosos contêm mais de 30% de argila. A argila é formada por grãos menores que os da areia. Além disso, esses grãos estão bem ligados entre si, retendo água e sais minerais em quantidade necessária para a fertilidade do solo e o crescimento das plantas. Mas se o solo tiver muita argila, pode ficar encharcado, cheio de poças após a chuva. A água em excesso nos poros do solo compromete a circulação de ar, e o desenvolvimento das plantas fica prejudicado. Quando está seco e compacto, sua porosidade diminui ainda mais, tornando-o duro e ainda menos arejado.
- orgânico - é composto de materiais orgânicos em processo de decomposição, além de areia e argila
Essa restrita camada da superfície terrestre é de fundamental importância para a humanidade, o solo é um recurso natural renovável, uma vez que pode ser usado diversas vezes, desde que tenha certos cuidados.
O Solo é a camada superficial da crosta terrestre. Trata-se de um complexo composto de materiais minerais e orgânicos.
O solo é resultado da ação de vários elementos: água, clima, organismos vivos, relevo, tipo de rocha e o tempo de atuação desses fatores. Em função da ação conjunta dos diversos fatores, originam-se diversos tipos de solo.
A decomposição das rochas por ação dos agentes físicos, químicos ou biológicos dão origem aos componentes minerais. A incorporação e a decomposição de elementos orgânicos animais e vegetais (húmus), dão fertilidade ao solo.
Com relação a cor a maior parte dos solos podem ser agrupadas em três tipos:

Com relação a textura os solos pedem se apresentar:

Solo Orgânico e Inorgânico
O solo é a camada que acoberta a superfície terrestre sendo formado basicamente por matéria orgânica e matéria inorgânica (componentes sólidos) através da ação de fatores climáticos e biológicos.
Vale lembrar que, além dos elementos sólidos, o solo é formado por componentes líquidos (água) e gasosos (gás carbônico, hidrogênio, nitrogênio, oxigênio, etc.) intimamente relacionados com a porosidade necessária para o desenvolvimento do solo.
Saiba mais sobre: A Importância do Solo.
Poluição do Solo
O solo é muito importante para a sobrevivência do ser humano, dos animais e das plantas, uma vez que todos retiram dele os alimentos necessários para sobreviverem.
No entanto, a poluição do solo a partir da utilização de produtos químicos (fertilizantes, agrotóxicos) e da quantidade de resíduos sólidos e líquidos, têm gerado diversos problemas ambientais, desde a perda de espécies e, consequentemente dos ecossistemas.
Composição do Solo
De acordo com sua composição, há dois tipos de solo: o orgânico e o inorgânico.
Solo Orgânico
Os solos orgânicos são compostos de matéria orgânica, ou seja, formados através da decomposição de vegetais, animais e microrganismos.
Por sua vez, a turfa é o nome dado à matéria orgânica formada por processos anaeróbicos, que ocorrem com a ausência de oxigênio, por exemplo, os fungos e bactérias. É o solo mais apropriado para o desenvolvimento de plantas, sendo muito utilizado na agricultura.
Solo Inorgânico
Ao contrário do solo orgânico, o inorgânico é formado por matéria inorgânica, ou seja, os minerais os quais se formam sobretudo pela desagregação das rochas ao longo do tempo seja pela ação do vento, da chuva, e das alterações de temperatura.
Esses elementos são chamados de coloides inorgânicos, os quais tem funções muito importantes para a desintoxicação do solo.
Os principais minerais que surgem nesse tipo de solo são o calcário, quartzo, mica, argila, dentre outros. Esse tipo de solo não é muito apropriado para agricultura, sendo encontrado, por exemplo, no deserto.
Os compostos inorgânicos são mais abundantes que os compostos orgânicos e ambos são importantes para o desenvolvimento e equilíbrio dos ecossistemas.
Para expandir seus conhecimentos, leia Tipos de Solo.
Adubos Orgânicos e Inorgânicos
Com a interferência humana e as mudanças climáticas na atualidade, muitos locais do mundo apresentam solos pobres em nutrientes. Para tanto, os adubos, compostos de matéria orgânica e inorgânica, devolvem ao solo os nutrientes necessários.
Assim, os adubos orgânicos são aqueles provenientes da matéria orgânica de origem vegetal ou animal, enquanto os adubos inorgânicos são obtidos através da extração de minerais.
http://infofranciscozilli.blogspot.com/2014/06/tipos-de-solos-e-rochas.html
https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/geografia/tipos-de-solos
https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/geografia/tipos-de-solos
Jogos
Nenhum comentário:
Postar um comentário