terça-feira, 29 de outubro de 2019

ALBERTO SANTOS DUMONT




Biografia

Alberto Santos Dumont nasceu em Palmira (atual cidade Santos Dumont) no estado de Minas Gerais, dia 20 de julho de 1873. Seu pai, Henrique Dumont era engenheiro francês, e sua mãe, Francisca Santos Dumont, era descendente de portugueses.
Desde pequeno sua curiosidade e genialidade foram notórias, de modo que construía seus brinquedos, consertava coisas, etc. Esse espírito inquieto, mais tarde foi responsável por uma das grandes invenções do século XX: o avião.
Sua família mudou para o Rio de janeiro e mais tarde, em 1879, São Paulo, na região de Ribeirão Preto, a fim de dedicar-se a plantação de café. Por conselho de seu pai, começou a estudar mecânica, uma vez que sempre esteve interessado nas maquinarias da fazenda.
Assim, a partir de 1891 seguiu para aprofundar seus estudos em Paris, nas áreas de ciências, engenharia, física, química, mecânica, eletricidade, aeronáutica...
Santos Dumont foi um homem genial e um exímio inventor. De acordo com ele: “As invenções são, sobretudo, o resultado de um trabalho teimoso”. Segue abaixo algumas de suas invenções:
  • Balão a gás de pequeno porte: dia 04 de julho de 1898 realizou o primeiro voo de um balão com propulsão própria, na capital francesa. (batizado de “Brasil”, em homenagem a sua terra natal)

  • Dirigíveis (balões com motor a gasolina): Dumont realizou diversos experimentos, e com o Dirigível nº6, foi agraciado com o Prêmio Deutsch.

  • Ultraleves: Pequena aeronave construída em 1900, a qual conquistou os céus de Paris, recebeu o nome de Demoiselle (“senhorita” em francês). Chegou a atingir a velocidade recorde de 96 km/h e possuía 30 metros de comprimento, 7 metros de largura e 11 metros de altura.


  • Avião (14 bis): Com essa invenção, foi feito o primeiro voo em um aparelho mais pesado que o ar, na cidade de Paris. Com essa demonstração, conquistou o prêmio Archdeacon, no dia 23 de outubro de 1906. Segundo ele: “Logo depois, em 23 de outubro, perante a Comissão Científica do Aero Club e de grande multidão, fiz o célebre voo de 250 metros, que confirmou inteiramente a possibilidade de um homem voar”.



  • Chuveiro de água quente: Foi um de seus inventos criado no período que morou em Petrópolis, no Rio de Janeiro. O esquema era o seguinte: um balde perfurado dividido ao meio, recebia água quente e fria, acoplado a duas correntes de temperatura.


  • Relógio de pulso: com o intuito de controlar o tempo enquanto estivesse no ar, Santos Dumont resolveu pedir a um amigo relojoeiro Louis Cartier, que projetasse um relógio com alças para fixar no pulso.

  • Hangar: Para guardar seus materiais e inventos num galpão, Santos Dumont inventou o primeiro hangar (grande galpão para estacionar aeronaves) do mundo concluído em 1900, com 30 metros de comprimento, 7 metros de largura e 11 metros de altura. Para facilitar, inventou portões sobre rolamentos, tal qual as portas de correr popularizadas hoje em dia.




HISTÓRIA DE ALBERTO SANTOS DUMONT





REFERÊNCIAS: YOUTUBE, GOOGLE...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

JOGOS 1º / 2º / 3 / 4º/ 5º ANO

https://www.geniol.com.br/ https://rachacuca.com.br/palavras/ http://www.jogosdaescola.com.br/play/index.php/escrita/440-fo...