Biografia
Alberto Santos Dumont nasceu em Palmira (atual cidade Santos Dumont) no estado de Minas Gerais, dia 20 de julho de 1873. Seu pai, Henrique Dumont era engenheiro francês, e sua mãe, Francisca Santos Dumont, era descendente de portugueses.
Desde pequeno sua curiosidade e genialidade foram notórias, de modo que construía seus brinquedos, consertava coisas, etc. Esse espírito inquieto, mais tarde foi responsável por uma das grandes invenções do século XX: o avião.
Sua família mudou para o Rio de janeiro e mais tarde, em 1879, São Paulo, na região de Ribeirão Preto, a fim de dedicar-se a plantação de café. Por conselho de seu pai, começou a estudar mecânica, uma vez que sempre esteve interessado nas maquinarias da fazenda.
Assim, a partir de 1891 seguiu para aprofundar seus estudos em Paris, nas áreas de ciências, engenharia, física, química, mecânica, eletricidade, aeronáutica...
Santos Dumont foi um homem genial e um exímio inventor. De acordo com ele: “As invenções são, sobretudo, o resultado de um trabalho teimoso”. Segue abaixo algumas de suas invenções:
- Balão a gás de pequeno porte: dia 04 de julho de 1898 realizou o primeiro voo de um balão com propulsão própria, na capital francesa. (batizado de “Brasil”, em homenagem a sua terra natal)
- Dirigíveis (balões com motor a gasolina): Dumont realizou diversos experimentos, e com o Dirigível nº6, foi agraciado com o Prêmio Deutsch.
- Ultraleves: Pequena aeronave construída em 1900, a qual conquistou os céus de Paris, recebeu o nome de Demoiselle (“senhorita” em francês). Chegou a atingir a velocidade recorde de 96 km/h e possuía 30 metros de comprimento, 7 metros de largura e 11 metros de altura.
- Avião (14 bis): Com essa invenção, foi feito o primeiro voo em um aparelho mais pesado que o ar, na cidade de Paris. Com essa demonstração, conquistou o prêmio Archdeacon, no dia 23 de outubro de 1906. Segundo ele: “Logo depois, em 23 de outubro, perante a Comissão Científica do Aero Club e de grande multidão, fiz o célebre voo de 250 metros, que confirmou inteiramente a possibilidade de um homem voar”.
- Chuveiro de água quente: Foi um de seus inventos criado no período que morou em Petrópolis, no Rio de Janeiro. O esquema era o seguinte: um balde perfurado dividido ao meio, recebia água quente e fria, acoplado a duas correntes de temperatura.
- Relógio de pulso: com o intuito de controlar o tempo enquanto estivesse no ar, Santos Dumont resolveu pedir a um amigo relojoeiro Louis Cartier, que projetasse um relógio com alças para fixar no pulso.
- Hangar: Para guardar seus materiais e inventos num galpão, Santos Dumont inventou o primeiro hangar (grande galpão para estacionar aeronaves) do mundo concluído em 1900, com 30 metros de comprimento, 7 metros de largura e 11 metros de altura. Para facilitar, inventou portões sobre rolamentos, tal qual as portas de correr popularizadas hoje em dia.
HISTÓRIA DE ALBERTO SANTOS DUMONT
REFERÊNCIAS: YOUTUBE, GOOGLE...
Nenhum comentário:
Postar um comentário