As plantas medicinais foram identificadas e usadas ao longo da história da humanidade, pois têm a capacidade de sintetizar uma grande variedade de compostos químicos que são utilizados para desempenhar...
BOLDO DO CHILE
CANELA
A canela possui uma série de benefícios. Ele ajuda a prevenir e combater o diabetes, controlando os níveis de açúcar no sangue e aumentando a sensibilidade à insulina. Esta especiaria originária da Ásia, mais precisamente do Sri Lanka, também contribui para o emagrecimento por ter uma ação termogênica. Estudos apontam que a canela ajuda a diminuir o colesterol total e o ruim, LDL, e também os níveis de triglicérides.
CAPIM LIMÃO
Capim limão atua como um analgésico e seus fito nutrientes melhoram a circulação. Isso contribui com o alívio das dores de cabeça e enxaquecas, espasmos, cãibras musculares, entorses e dores nas costas. É uma erva incrível, repleta de propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas, antifúngicas, antimicrobianas, antioxidantes e antissépticas, que combinadas com suas vitaminas, minerais e óleos essenciais são capazes de promover a saúde, ajudando a manter o colesterol e pressão controlados, prevenir o câncer, suportar o sistema imunológico para que ele fique forte e impeça o desenvolvimento de infecções, contribuir com a saúde celular e estimular o corpo para que ele elimine impurezas e combata os radicais livres.
CAMOMILA
O chá de camomila é muito usado como um chá calmante, que pode ajudar a relaxar e a dormir devido à ausência de cafeína. Além disso, trata-se de um chá capaz de ajudar na digestão, prevenir náuseas, proteger a pele, reduzir o estresse, aliviar cólicas, prevenir cãibras e tratar problemas como diarreia e inchaço.
- Diminui a hiperatividade;
- Ajuda a acalma e a relaxar;
- Alivia o estresse;
- Auxilia no tratamento da ansiedade;
- Ajuda no tratamento de problemas no estômago, a controlar a má digestão e a tratar as úlceras no estômago;
- Ajuda a aliviar o enjoo;
- Alivia cólicas menstruais;
- Ajuda no tratamento de feridas e inflamações;
- Acalma e remove as impurezas da pele.
CARQUEJA
A Carqueja é uma planta medicinal indicada para melhorar a digestão, combater os gases e ajudar a emagrecer,planta medicinal que serve para ajudar no tratamento de má digestão, prisão de ventre, diarreia, gastroenterite, anemia, gripe, febre, doenças do fígado, diabetes, vermes intestinais, aftas, amigdalites, anorexia, azia, bronquite, colesterol, doenças da bexiga, má circulação do sangue e feridas.
CÁSCARA SAGRADA
A cáscara sagrada é uma planta medicinal que faz parte da cultura americana. Ela é uma árvore facilmente encontrada na Califórnia, Oregon, Washington, Idaho, Montana e até na Columbia, normalmente utilizada para combater a prisão de ventre, mas também pode auxiliar no emagrecimento, já que possui propriedades que diminuem a absorção de gordura, além potencializarem a digestão da gordura, podendo também ser utilizada para controlar o colesterol. Essa planta possui propriedades laxativas, diuréticas, estimuladoras e tônicas. Assim, pode ser utilizada para combater a retenção de líquidos, emagrecer, ajudar no tratamento de prisão de ventre, inchaço abdominal, fluxo menstrual desregulado, hemorroidas, problemas de fígado e dispepsia.
COENTRO
Secreta insulina e reduz os níveis de açúcar no sangue. É antisséptico e antifúngico, por isso serve para tratar infecções causadas por fungos e eczemas. Melhora o sistema imunológico, é uma planta com múltiplas propriedades para a saúde, desde combater a anemia, passando por diminuir as cólicas menstruais, até desintoxicar o sangue e curar feridas na boca.
- É anti-inflamatório e alivia os sintomas da artrite.
- Tem propriedades antibacterianas e evita a proliferação do vírus da salmonela em alimentos.
- Serve para aumentar os níveis de colesterol bom e reduzir os de colesterol ruim (HDL e LDL, respectivamente).
- Alivia os gases estomacais e previne a flatulência.
- Reduz as infecções do trato urinário.
- Alivia as náuseas.
- Melhora os sintomas e mudanças de humor causadas pelos ciclos hormonais (menstruação).
- Reduz as dores e cólicas menstruais.
- É uma boa fonte de ferro, fibras e magnésio.
- Ajuda a combater a anemia.
- Alivia a diarreia, principalmente quando ela é causada por uma infecção microbiana.
- Promove a saúde hepática.
- Reduz inflamações.
- É uma fonte de antioxidantes.
- Desintoxica o sangue e o corpo em geral.
- Estimula o funcionamento das glândulas endócrinas.
- Secreta insulina e reduz os níveis de açúcar no sangue.
- É antisséptico e antifúngico, por isso serve para tratar infecções causadas por fungos e eczemas.
- Melhora o sistema imunológico.
- É um potente expectorante (elimina catarro e muco).
- Alivia a conjuntivite, a vermelhidão dos olhos e a degeneração macular.
- Reduz qualquer mal-estar estomacal.
- Elimina o mau hálito.
- Reduz a gordura nas paredes internas das veias e artérias.
- Cura as feridas na boca.
- Previne as úlceras orais.
- É um potente afrodisíaco (em conjunto com a canela, o cardamomo, cravo e o gengibre).
- Ajuda a perder peso.
- Cura o sarampo.
- Alivia os sintomas das hemorroidas.
CRAVO DA ÍNDIA
Ação medicinal sendo útil no combate aos gases, alívio das dores, infecções, e ainda ajuda a emagrecer incluindo benefício à saúde do fígado e a estabilização dos níveis de açúcar no sangue. Trazido da Ásia pelos portugueses e se adaptou bem ao clima brasileiro, já que precisa de umidade e calor para se desenvolver. Utilizado na culinária por causa de seu sabor característico, ele também auxilia na digestão, controla a diarreia, é estimulante sexual e protege o estômago de diversas doenças. “O cravo aquece o organismo, provoca a sudorese, tira o mau hálito, melhora a digestão e a circulação do sangue. É um poderoso bactericida e fungicida”, completa o especialista em medicina complementar e fitoterapia José Bassit. Do cravo, ainda são extraídos óleos essenciais com diversas propriedades medicinais.
DENTE DE LEÃO
O Dente-de-leão serve para ajudar no tratamento de doenças hepáticas, problemas das vias biliares, hemorroidas, gota, reumatismo, problemas de pele, problemas renais e diabetes.
A planta dente-de-leão tem os seguintes nutrientes:
- Carboidratos
- Vitamina B
- Vitamina C
- Betacaroteno
- Potássio
- Flavonoides
- Ácido oleico
- Ácido linoleico
- Taninos
ERVA CIDREIRA
A erva cidreira possui ação benéfica em casos de gases, problemas estomacais e tem um efeito calmante que melhora casos de insônia, ansiedade, depressão e ajuda na redução do estresse. Além disso, a planta também melhora os casos das cólicas. Ajuda a emagrecer principalmente porque acalma a mente, combatendo a ansiedade que pode levar à vontade de comer mais. Assim, ela pode ser uma boa ajuda na perda de peso, desde que seja feita uma alimentação adequada.
GUARANÁ
Além de cafeína e teobromina, o pó de guaraná contém fibras vegetais, amido, ácido tânico, cálcio, ferro, fósforo, potássio, tiamina e vitamina A.
O guaraná é comumente encontrado sob a forma de pó, obtido a partir das sementes secas, torradas e depois moídas, e na forma de xarope, amplamente consumido em bebidas, muito embora apresente quantidade bem inferior do extrato de sementes de guaraná em sua composição.
O pó de guaraná proporciona uma série de benefícios, como: melhorar o desempenho nos exercícios e a concentração, aliviar dores de cabeça e ajudar a controlar os níveis de colesterol e açúcar no sangue.
EUCALIPTO
O eucalipto serve para o tratamento de gripe, resfriado, rinite, sinusite, adenite, amigdalite, asma, bronquite, nariz escorrendo, pneumonia, tuberculose, febre, vermes intestinais, acne, mau hálito e dor muscular.
O eucalipto é uma planta medicinal bastante utilizada no combate de diversas doenças respiratórias devido as suas propriedades expectorantes, e pode ser utilizado em forma de chá, óleo essencial ou em vapores para inalação.
GUACO
Suas principais propriedades são de expectorante, bronco-dilatador, antisséptico, antiasmático, cicatrizante, antirreumático, febrífugo e sudorífero. É tradicionalmente conhecido pelo seus benefícios para o sistema respiratório e no tratamento de gripes e resfriados
O guaco, cujo nome científico é Mikania Glomerata Spreng, é uma planta popularmente conhecida por diferentes nomes, como:
- cipó-caatinga ou cipó-catinga;
- cipó-sucuriju;
- coração-de-Jesus;
- guaco-liso;
- guaco-de-cheiro;
- guaco-trepador;
- guaco-verdadeiro;
- guape;
- micânia;
- uaco;
- erva-de-cobra;
- erva-cobra;
- etc. Trata-se de uma planta nativa do continente americano, encontrada principalmente na Argentina, no Uruguai, no Paraguai e nas regiões sul e sudeste do Brasil. Chega a medir até três metros de altura, possui folhas verdes e brilhantes em forma de coração e suas flores amarelas exalam um aroma que lembra o de baunilha.
HORTELÃ
O chá de hortelã-pimenta quando combinado com sementes secas de funcho ou erva-doce e folhas de melissa, pode ser usado para o alivio das dores de estômago e dos espasmos.
O chá de hortelã é uma fonte de sais minerais, como: potássio, cálcio, magnésio e ferro. Também possui vitaminas B6 e C, além de fibras e proteínas na sua composição. Por isso, seu uso é bastante usado para tratar muitos problemas de saúde.
Essa bebida é famosa por melhorar a digestão e diminuir enjoos, mas não somente para isso que ela serve. O chá de hortelã possui muitos outros benefícios, inclusive, alguns deles são bem ‘secretos’. Aqui você vai aprender tudo sobre as vantagens escondidas dessa bebida.
JABORANDI
Um ponto dessa erva que chama a atenção é a sua flor, na planta crescem cachos e nesses várias flores menores. Dentro das flores nascem os frutos de jaborandi que secos servem como sementes para ser plantadas e dar origem a novas plantas.
- Acne
- Asma
- Afecção catarral ou reumática
- Alopécia (queda de cabelo)
- Amenorreia
- Artrite
- Blenorragia
- Bronquite
- Boca seca
- Caspa
- Caxumba
- Cólica intestinal e hepática
- Deslocamento de retina
- Diabete meliteus
- Difteria
- Dor de dente
- Edema pulmonar
- Febre
- Fezes ressecadas
- Glaucoma
- Gripe
- Hemoptises
- Hiper-hidrose local ou geral
- Paralisia nos rins
- Pleurisia
- Pneumonia
- Reumatismo
- Etc.
É importante conhecer as propriedades da jaborandi para que ela seja usada com mais frequência, apesar de requerer bastante atenção em qualquer de seus usos. A planta é anti-artrítica, anti-inflamatória, previne a queda dos cabelos, antirreumática, diaforética, estimula o crescimento capilar, é depressora cardíaca, diaforética, emoliente, estimula o peristaltismo e a secreção da saliva, é expectorante, febrífugo, hipoglicêmica, laxativa, ativa as glândulas que fazem o suor e dilata os vasos, além de várias outras.
LARANJA DA TERRA
O seu nome científico é Citrus aurantium L. e ela pode ser consumida em forma de compotas, geleias e doces em geral, além de ser encontrada na forma de óleo essencial em lojas de produtos naturais e para emagrecer, veja como em Chá de laranja-amarga para emagrecer.
É uma planta medicinal, também conhecida como laranja-azeda, laranja-cavalo e laranja-da-china, muito utilizada como um suplemento dietético no tratamento de indivíduos obesos por possuir ação inibidora do apetite.
MALVA
Em uma longa história de uso medicinal. Devido ao seu alto conteúdo de mucilagem, as malvas produzem excelentes ervas emolientes, que serve para tratar inflamação nos sistemas urinário, digestivo ou respiratório.
É boa para infecção urinária, dor de garganta febre, reumatismo, cólicas e ansiedade, melhorar a força sexual. Além disso, a planta tem efeito depressor do sistema nervoso central, sendo uma boa opção para acalmar. Também pode ser usada para diminuir tanto a pressão arterial quanto a frequência cardíaca, e reduz o açúcar no sangue. Tem ainda efeito analgésico, anti-inflamatório e antioxidante.
MACELA DO CAMPO
CALMANTE, ANTISSÉPTICA, DIGESTIVA E ANTIOXIDANTE
Na pele, o bem que a macela faz
● em xampu, a macela tem efeito clareador, iluminador e fortalecedor dos cabelos
● em tônico capilar tem ação anti-inflamatória e calmante
● em cremes para a pele tem ação antioxidante
É uma erva tipicamente brasileira (também vindo a ser conhecida por nomes como macela-do-campo, macelinha, macela de travesseiro, carrapichinho-de-agulha e camomila nacional) que se prolifera em localidades quentes, com propriedades medicinais conhecidas popularmente. Tem como características ser uma planta que surge anualmente e têm as folhas alongadas, verdes e serrilhadas acompanhada também de pequenas flores branco-amareladas recoberta de pelos, sem contar um aroma inconfundivelmente agradável. Sendo da família das Asteraceae, esta planta vem ser de superstição e cultura dos gaúchos. Os nativos tradicionalmente acreditam que na sexta-feira santa deve ser colhida a erva antes do nascer do sol. Vindo assim, ao seu chá ser mais eficiente neste período. A marcela também é símbolo do próprio Rio Grande do Sul, talvez devido a isso esta erva venha a ser tão fortemente inserida na realidade da cultura sulista. Azia, cálculo biliar, clarear cabelos, cefalalgias, cólicas intestinais, contrações musculares bruscas, contusões, desordens menstruais, diabetes, diarreias, disenteria, disfunções gástricas e digestivas, dor de cabeça, dor de estômago, epilepsias, espasmos, estimulante da circulação capilar, febre, gastrite, impotência, inapetência, inflamação, lavar feridas e úlceras, má digestão, pele e cabelos delicados, nervosismo, perturbações gástricas, protetor solar, queda de cabelos, resfriado, retenção de líquidos, reumatismo, suores fétidos nos pés.
LOURO
A folha de louro é muito conhecida e disseminada no Brasil por duas características: suas propriedades medicinais e seu aroma único que a torna ingrediente de diversas receitas culinárias. Na Grécia antiga as folhas de louro tinham ainda outra finalidade, elas eram utilizadas para confeccionar coroas que seriam entregues aos atletas campeões de provas olímpicas e aos reis de Roma na época de César. Por estas razões ela tornou-se símbolo de vitória e conquista, a ponto de se dizer que alguém é “laureado” quando faz algo excelente ou alcança um objetivo. Os principais nutrientes da folha de louro são potássio, fibras, hidrato de carbono, vitaminas B6 e C, magnésio e ácido fólico, entre muitos outros. Com propriedades anti-inflamatórias, antirreumáticas, diuréticas, digestivas, hepáticas, expectorantes e estimulantes, a folha de louro é uma excelente opção para quem sofre de problemas digestivos como gastrite, úlcera, gases e inflamações no fígado. Serve ainda para aliviar cólicas menstruais, pois regula o fluxo e o ciclo menstrual, dores de cabeça, reumatismo, infecções de ouvido e na pele. Suas propriedades expectorantes a tornam remédios poderosos contra gripes e resfriados, pois limpam as vias respiratórias. Também é uma planta relaxante, reduzindo o estresse e a ansiedade.
A pata-de-vaca é boa para tratar cálculos na bexiga ou nos rins, hipertensão arterial, hemofilia, anemia, tratamento para obesidade, doenças do coração e doenças urinárias. Popularmente o chá de pata-de-vaca é usado no controle da diabetes, devido a sua ação que aparentemente é hipoglicemiante.
A folha de pata de vaca apresenta fitoquímicos com ação hipoglicemiante, ou seja, pode reduzir a glicemia, glicose circulante no sangue. Por isso, o chá de pata de vaca é utilizado como complemento do tratamento medicamentoso do diabetes.
Além disso, a pata de vaca pode proporcionar outros benefícios para a saúde, como:
- Controlar níveis de colesterol
- Atuar como anticoagulante (impede formação de trombos)
- Ter ação antimicrobiana e antifúngica
- Contribuir para o tratamento de doenças hepáticas e gastrointestinais
- Neutralizar os radicais livres (ação antioxidante)
PIMENTA
Os tipos de pimenta mais usados no Brasil são a pimenta-do-reino, pimenta-de-cheiro e pimenta malagueta, que são adicionadas principalmente para temperar carnes, peixes e mariscos, além de poderem ser usadas em molhos, massas e risotos. As pimentas variam de acordo com sua origem e seu poder de picância, mas todas trazem benefícios para a saúde, pois são ricas em capsaicina, um poderoso antioxidante e anti-inflamatório que ajuda a melhorar a digestão e aliviar a dor. Os benefícios da pimenta são devidos principalmente à presença da capsaicina, que tem ações importantes para o organismo como:
- Aliviar a congestão nasal;
- Aliviar a dor, pois libera hormônios no cérebro que são a sensação de prazer e bem-estar;
- Atuar como antioxidantes, prevenindo alterações nas células e câncer;
- Agir como anti-inflamatório;
- Estimular a digestão;
- Aumentar a libido;
- Favorecer a perda de peso, pois aumenta o metabolismo;
- Melhorar a coceira e as feridas na pele em casos de psoríase.
TAMARINDO
A semente do tamarindo é utilizada no combate a vermes, no tratamento de doenças oculares e úlceras. A parte externa da semente é capaz de atuar no tratamento de queimaduras. As mesmas pesquisas apontam, ainda, que a semente do tamarindo possui atividade antioxidante devido à presença de flavonoides, que são capazes de combater os radicais livres (responsáveis pela perda de células saudáveis) presentes em nosso corpo, por meio de processos de oxidação.
UNHA DE GATO
A unha de gato é rica em flavonoides, substâncias com funções antioxidantes no organismo, ou seja, impedem a ação dos radicais-livres no organismo, prevenindo o envelhecimento celular e até mesmo mutações que poderiam levar a um câncer.
Além disso, ela contém alcaloides, compostos que aumentam a capacidade das células de atacar, capturar e eliminar organismos estranhos, habilidade exercida principalmente pelas células de defesa do organismo.
ROSA MOSQUETA
O Óleo de Rosa Mosqueta pode ser usado para ajudar a atenuar estrias, queloides, cicatrizes e rugas e linhas de expressão na pele, possuindo um potente efeito regenerador e emoliente sobre a pele, pois é rico em ácidos graxos como ácido oléico, linolêico e linolênico, além de Vitamina A e alguns compostos cetônicos. Este óleo é obtido a partir das sementes da planta silvestre Rosa Mosqueta, que cresce espontaneamente na região sul dos Andes chilenos.
O Óleo de Rosa Mosqueta é especialmente indicado para pele muito seca e áspera e pode ser usado em diversas situações como:
- Tratamento de queimaduras;
- Cicatrização de suturas;
- Atenuação de cicatrizes antigas e de estrias;
- Ulcerações;
- Assaduras;
- Psoríase e dermatoses na pele;
- Atenuar e disfarçar rugas e linhas de expressão
- Hidratar a pele;
- Prevenir o envelhecimento precoce da pele.
- Previne o envelhecimento: por conter antioxidantes, o tomilho é um excelente ator na prevenção do envelhecimento, pois ajuda o corpo no combate aos radicais livres e também aumenta a eliminação de toxinas pelo organismo;
- Ajuda o funcionamento do intestino: devido à alta concentração de fibras, ele também ajuda na melhora do funcionamento do intestino;
- Ajuda a emagrecer: sem contar a sensação de saciedade que produz, o tomilho também ajuda a reduzir a ansiedade e a compulsão alimentar, contribuindo, assim, na queima de gordura corporal;
- Bom para a saúde dos olhos: a planta também é rica em vitamina A e em compostos chamados de flavonoides, que ajudam a retardar a degeneração macular (área da retina dos olhos, responsável pela visão dos detalhes). Com isso, previne o desenvolvimento de doenças oculares graves, como catarata e glaucoma;
- Protege os ossos: é rico em cálcio e magnésio, minerais que agem como protetores dos ossos e previnem a osteoporose e osteopenia;
- Combate a depressão: segundo a nutricionista Orion, estudos mostram que uma substância chamada carvacrol, presente no tomilho, aumenta os níveis de dopamina e serotonina — neurotransmissores que melhoram o humor e previnem a depressão;
- Melhora a imunidade: a presença de vitamina C, vitamina A e timol auxiliam o sistema imunológico e previnem até mesmo doenças respiratórias;
- Previne doenças crônicas: os já citados compostos fenólicos (timol, carvacrol e eugenol) desempenham uma série de propriedades fisiológicas: anti-alérgica, anti-arteriogênica, anti-inflamatória, anti-trombótica, cardioprotetora, vasodilatadora e antimicrobiana, fazendo desta erva um alimento poderoso na prevenção de doenças crônicas.
VALERIANA
Por ser um calmante natural, a Valeriana pode ser usada em diversos casos como:
- Insônia;
- Agitação;
- Esgotamento nervoso;
- Esforço mental excessivo;
- Falta de concentração;
- Irritabilidade;
- Estresse;
- Dor de cabeça;
- Doenças cardíacas de origem nervosa;
- Espasmos gástricos;
- Ansiedade.
Os princípios ativos da valeriana influenciam o funcionamento das células nervosas, tendo um efeito tranquilizante, ansiolítico, antiespasmódico e relaxante.
A Losna é uma planta medicinal, também conhecida como Absinto, Erva-do-fel, Alenjo, Erva-de-santa-margarida, Sintro ou Erva-dos-vermes, muito utilizada para ajudar a baixar a febre ou para complementar o tratamento contra vermes.
Serve para combater vermes, combater a má digestão, favorecer a contração uterina, sendo útil para descer a menstruação em caso de atraso de tem ação anti-inflamatória, e ainda melhora as defesas naturais do corpo e limpa e desintoxica o fígado. Também pode ser usada para aumentar o apetite, combater azia, acidez, náusea, vômito, flatulência. Pode ser tomada em jejum para combater oxiurus e por sua ação antibiótica pode ser usada em caso de intoxicação alimentar. Como estimula o cérebro pode ser usada para combater a neuralgia, depressão e esgotamento nervoso. Por ser anti-inflamatória é útil para artrite ou artrose. Também pode ser usado externamente para combater pulgas e piolhos e na pele pode ser indicada para tratar a micose, dermatite da fralda, pé-de-atleta, queda de cabelo contusões e entroses.
ARNICA
A arnica também pode ser vista de forma nativa na Sibéria e nas altas montanhas temperadas da América do Norte. Atualmente, esta é uma das espécies protegidas na Itália, na Espanha e na Suíça. Os extratos podem ser feitos com as flores frescas e secas, sendo utilizados em preparações homeopáticas para o tratamento de várias doenças e as flores também podem ser usadas na sua forma bruta. As propriedades curativas e os benefícios da arnica para o organismo são inúmeros, e são bastante conhecidos há séculos. Entre as principais propriedades da arnica estão seu poder de cicatrização de ferimentos superficiais, ajudando no combate das dores causadas por contusões e machucados, auxílio ao combate de hemorragias leves, além de ser um ótimo anti-inflamatório natural de uso externo. Ela também é conhecida por sua ação antisséptica, tônica, estimulante e analgésica.
AGRIÃO
Agrião é uma folha que traz benefícios para a saúde como prevenir anemia, reduzir a pressão arterial e manter a saúde dos olhos e da pele. O seu nome científico é Nasturtium officinalis e ele pode ser encontrado em feiras livres e mercados.
O agrião é uma erva com sabor picante e pode ser cultivada em casa para utilizar em saladas, sucos, patês e chás. Os seus principais benefícios para a saúde são:
- Melhorar a saúde dos olhos e da pele, devido ao alto teor de vitamina A;
- Fortalecer o sistema imunológico, por ser rico em vitamina C;
- Prevenir doenças cardíacas como infarto e aterosclerose, por ser rico nas vitaminas C e K;
- Prevenir anemia, por ser rico em ácido fólico;
- Fortalecer os ossos, devido à presença de vitamina K, que aumenta a absorção de cálcio;
- Melhorar a digestão e ajudar a emagrecer, por ser pobre em calorias;
- Combater doenças respiratórias, por ter propriedades expectorantes e descongestionantes;
- Potencial efeito anti-câncer, devido à presença de antioxidantes e de uma substância chamada glucosinolato.
ALFAZEMA
A Alfazema serve para tratar diversos problemas, apresentando vários efeitos no corpo, como:
- Diminuir a ansiedade e agitação;
- Reduzir a pressão arterial;
- Diminuir a febre;
- Estimular a cicatrização de aftas;
- Estabiliza o batimento cardíaco;
- Reduzir a dor da enxaqueca;
- Promover o relaxamento;
- Melhorar a qualidade do sono;
- Reduzir o estresse;
- Combater a depressão;
ALCAÇUZ
O alcaçuz serve para ajudar no tratamento de abcessos, bronquite, catarro, conjuntivite, espasmos, feridas, furúnculos, gota, prisão de ventre, resfriado e úlceras gástricas.
As propriedades do alcaçuz incluem sua ação anti-inflamatória, anti-espasmódica, expectorante, mucolítica, antitússico, antimicrobiana, antioxidante, anti-séptica, diurética, emoliente, laxante e tônica.
ALECRIM
Por conter propriedades digestivas, diuréticas e antidepressivas, o alecrim serve para auxiliar na digestão dos alimentos e no tratamento de dor de cabeça, depressão e ansiedade.
1 – Combate à tosse, gripe e asma
Por ser estimulante, o alecrim é indicado para controle da tosse e da gripe, além de combater crises de asma. As tosses acompanhadas com catarros também são eliminadas pelo alecrim devido a sua excelente ação expectorante.
2 – Equilibra a pressão arterial
A planta medicinal também é uma grande amiga para tratar a pressão alta, pois possui propriedades que ajudam a melhorar a circulação sanguínea.
3 – Auxilia o tratamento de dores reumáticas e contusões
Uma solução natural para o reumatismo que ajuda a aliviar as dores é utilizar compressas de alecrim. Pode-se aplicar o alecrim in natura ou o óleo essencial. Também é eficaz no tratamento de entorses e contusões.
4 – É diurético e ajuda a digestão
O alecrim é rico em minerais como o potássio, cálcio, sódio, magnésio e fósforo. A ingestão dessas vitaminas e minerais favorece a perda de peso por ter ação diurética. O chá do Alecrim é digestivo e sudorífero, o que faz aliviar os sintomas da má digestão. Além disso, auxilia na limpeza do fígado.
5 – Auxilia a menstruação
O chá do alecrim facilita a menstruação e alivia as cólicas menstruais.
6 – Reduz gases intestinais
Doses diárias do chá ou da tintura de alecrim são indicados para redução de gases intestinais, responsáveis pelo incômodo de muitas pessoas, por ter ação carminativa.
7 – Combate o stress
Conhecido por relaxar os nervos e acalmar os músculos, o alecrim aumenta o fluxo sanguíneo estimulando o cérebro e a memória. Por conter ácido carnósico, um ácido com propriedades antioxidantes essencial para o sistema nervoso, ajuda a lidar com situações de stress. Muito indicado para situações de estafa mental.
8 – Tratamento de hemorroidas
Para o tratamento via oral de hemorroidas inflamadas, o consumo da tintura do alecrim, por dez dias, pode ser eficaz.
9 – Reduz o mau hálito
A tintura diluída em água serve para bochechos contra o mau hálito, aftas, estomatites e gengivites.
10 – Tratamento para o couro cabeludo
Indicado como fortificante do couro cabeludo, como anti-caspa e também contra a queda de cabelo.
BABOSA
A babosa é uma planta medicinal, também conhecida como Aloé vera, Caraguatá, Erva babosa, Babosa de botica ou Babosa de jardim, que pode ser utilizada em diferentes tratamentos de beleza, especialmente para melhorar a saúde do cabelo ou da pele.
As folhas são a melhor fonte dos metabílitos ativos da aloe vera. O gel é rico em resina de aloe, ditranol, crisarobina, alantoína, salicilatos, flavonoides e polissacarídeo. Todos estes são os princípios ativos que tem propriedade terapêutica.
Ação hidratante: A seiva da babosa, encontrada em sua parte interna, tem poder acelerador e regenerativo das células da pele. Por isso, a planta é muito utilizada em cremes, loções e pomadas. Seus ativos potencializam a hidratação e a cicatrização.
Ação cicatrizante: O ingrediente ativo da babosa é a aloe vera, que tem reconhecidamente uma ação anti inflamatória, calmante e cicatrizante. Há produtos cosméticos e medicamentos fitoterápicos de uso tópico com a função cicatrizante. O ideal é que seja recomendado pelo médico. Cientificamente ainda não há a comprovação isolada da babosa como tendo ação cicatrizante.
Aliada do cabelo: A babosa é uma planta bastante conhecida por seus benefícios de hidratação para pele e cabelo, tanto que existe uma variedade enorme de produtos compostos a base de Aloe Vera, nome científico da planta babosa
Calêndula
Um dos usos mais tradicionais do chá de calêndula tem a ver com seu potencial de cura. A bebida é muito utilizada topicamente para o tratamento de feridas, lesões, queimaduras ou inflamações na pele. O chá acelera a cicatrização e evita inflamações na lesão devido às suas propriedades anti-inflamatórias.
https://www.youtube.com/watch?v=WyjdLWk5s9U